Instalação Ubuntu Server


Instalação Ubuntu Server


A figura abaixo mostra a tela inicial de instalação do Ubuntu Server.

Rede, Nome e Localidade
O próximo passo será a configuração da interface de rede, serão mostradas todas as interfaces de rede detectadas pela distribuição. Como dissemos anteriormente, a interface eth0 deverá estar conectada ao roteador, selecione essa interface e tecle enter.

O programa de instalação tentará configurar automaticamente a interface eth0 através do serviço DHCP do modem ADSL. Não será é necessário configurar a interface de rede eth1.
Caso programa de instalação não consiga configurar a interface de rede através do DHCP, mostrará uma tela informando o problema, nesse caso, conecte o cabo de rede na outra interface, tecle em voltar e tente novamente. Persistindo o erro, verifique se há algum problema com o modem.
Depois de configurada a interface de rede, será solicitado o nome do servidor. Temos que tomar cuidado aqui, pois dependendo da maneira como fornecemos o nome, os instaladores das nossas soluções irão se comportar de maneiras diferentes:

  • Fornecendo apenas o nome do servidor: Nesse caso, o programa instalador da solução irá adotar na configuração dos seus serviços os seguintes nomes de domínio:
    • OpçãoLinux PDC: o domínio default "opcaolinux" será adotado na configuração dos serviços;
    • E-jovem Proxy: o domínio default "e-jovem" será adotado na configuração dos serviços.
  • Fornecendo um nome totalmente qualificado (host.domínio): Agora, o domínio fornecido será usado por ambas as soluções.
Caso seja fornecido um nome totalmente qualificado do tipo "servidor.sua_empresa.com.br", será utilizada apenas a primeira parte do nome do domínio ("sua_empresa") para evitar conflitos com o domínio Samba, que será o mesmo.
No nosso caso, iremos fornecer o nome "servidor", onde cada solução utilizará seus valores defaults na definição do domínio (opcaolinux ou e-jovem). No seu caso, use o nome que lhe for mais conveniente.
Depois de configurada a interface eth0 e fornecido o nome do servidor, o próximo passo será informar a sua localidade para que seja configurado o relógio do sistema.


Particionamento do disco

Vamos agora configurar as partições do disco rígido. A escolha do tamanho e do tipo do sistema de arquivos dependerá da função que irá desempenhar servidor, ficando a critério do administrador da rede defini-las de acordo com as suas necessidades. Abaixo damos a nossa sugestão.
OpçãoLinux PDC e OpçãoLinux Mail:
Tipo: Manual, com as seguintes características:
  • partição raiz (/): 10Gb / ext3;
  • partição boot (/boot): 100Mb / ext3;
  • partição swap: 2 a 4Gb (dependendo do sistema);
  • partição home (/home): o restante do disco / XFS.
E-jovem Proxy:
Tipo: Assistido - usar disco inteiro, nesse caso todas as partições necessárias serão criadas automaticamente.


 

Usuário Administrador

Concluído o particionado, será iniciada a instalação do sistema básico com a cópia de arquivos para o disco rígido do servidor.
Em seguida, será solicitado o nome completo do usuário administrador do sistema. Sugerimos algo tipo Administrador do Servidor.

Para a escolha do login do usuário administrador (tela seguinte), damos algumas dicas:
  • Não use root, esse login foi reservado pelo sistema;
  • Não use admin, esse login também foi reservado;
  • Para efeito de padronização, sugerimos o login opl caso vá utilizar alguma de nossas soluções, embora isso não seja obrigatório.

Definidas as informações sobre o usuário administrador, será solicitada a senha desse usuário.

Procedimentos finais

Na etapa seguinte será solicitado endereço do servidor Proxy da rede, como estamos conectados diretamente ao modem, não será necessário configurar nada aqui, deixe o campo vazio e tecle continuar.

Siga então para o próximo passo, que é a seleção dos pacotes que serão instalados durante a instalação do sistema. Não precisaremos instalar nada neste momento, pois todos os pacotes necessários serão instalados durante a instalação da solução escolhida, então, não marque nada e continue.

Serão copiados mais alguns arquivos para o disco rígido e feitas algumas configurações finais no servidor, em seguida surgirá uma tela indicando a finalização da instalação.

Reinicie o servidor. Pronto! O sistema já está instalado.

Depois de iniciado o servidor temos que ativar a conta root, para isso siga o seguinte procedimento:
  • Logue com o login do usuário administrador definido na instalação;
  • Defina a senha do root com os comandos sudo e passwd como mostrado abaixo:
opl@servidor:~$ sudo passwd root
[sudo] password for opl: ******
Enter new UNIX password: ******
Retype new UNIX password: ******
passwd: password updated successfully
Agora já é possível logar no servidor como root e instalar qualquer solução disponível no site que seja suportada pelo Ubuntu Server.


Fonte: http://www.opcaolinux.com.br/gnulinux/tutoriais/10-sistema/71-ubuntu-server-instalacao.html?showall=1